Sinta as orelhas e patas. Cães com febre geralmente apresentarão orelhas e patas quentes. É possível determinar a temperatura utilizando as partes sensíveis do corpo, como as bochechas ou a parte de trás da mão, posicionando-as sobre as orelhas e patas. Elas estão mais quentes que sua mão ou bochecha? Cachorros saudáveis possuem temperatura apenas um pouco maior que os humanos.
- As orelhas e patas caninas têm muitos vasos sanguíneos. Quando o animal está febril, essas áreas esquentam devido à migração das células imunológicas do sangue para as partes do corpo onde a infecção está ocorrendo. O aumento na circulação das células imunológicas no sangue pode manifestar-se como calor nos vasos sanguíneos.
- É raro que a orelha esquerda e a direita estejam com diferentes temperaturas. Se uma estiver mais quente que a outra, é sinal que há uma infecção localizada no ouvido e não uma febre generalizada.
Sinta o focinho do cão. Se ele estiver com o focinho quente e revestido de corrimento nasal amarelo ou verde, provavelmente há febre e uma infecção. Essa condição pode determinar que o pet possui uma infecção respiratória, apesar de ser algo evidente apenas em casos mais sérios. Certas doenças, como cinomose e tosse dos canis, podem apresentar as mesmas manifestações, logo, é muito importante levar o cão ao veterinário após observar corrimento nasal amarelado ou esverdeado.
- Um cão normal pode apresentar temperaturas “flutuantes”, além de certo nível de umidade no focinho – é um mito o costume de se dizer que os focinhos de cachorros estão sempre frios e molhados. Na verdade, eles geralmente ficam ressecados após situações normais, como ao deitar no sol, dormir próximo a um aquecedor, realizar exercícios ou ao ficar desidratado. Como o focinho do cão em questão fica na maioria das vezes? Ele fez alguma das ações listadas acima para ficar como o órgão seco e quente?